http://www.agapasm.com.br/alexgarcia.asp
Resumo: Objetivamos com a apresentação a seguir, destacar de uma forma empírico - subjetiva os Direitos dos Surdocegos no Brasil. Tal amostra foi apresentada na 8ª Conferência Mundial Hellen Keller, que ocorreu na cidade de Tampere / Finlândia em junho de 2005. Como único palestrante brasileiro, buscamos aproximar nossos argumentos da realidade vivenciada, porém não declarada, dos Direitos dos Surdocegos no Brasil. Direitos e sua efetividade que a priori relacionam-se com Poder, Discriminação, Colonialismo e Liberdade Humana.
Abstract: The goal of the following presentation is to outline our own perception of the needs of Deafblind Persons in Brazil. It was presented at the 8th Helen Keller World Conference, in Tampere, Finland in June 2005. As the only Brazilian presenter attending the conference we attempted to base our arguments in the conditions regarding the Rights of People with Deafblindness in Brazil. Such rights are in many ways limited by concerns related to Power, Discrimination, Colonialism and Human Freedom.
I - OS DIREITOS DOS SURDOCEGOS NO BRASIL
PRINCÍPIO BASE DOS DIREITOS
Ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naçóes com o objetivo de que cada um dos individuos e cada órgão da coletividade atraves da educaçáo de suas mentes, governem seus comportamentos e açóes para sua liberdade plena e melhor qualidade de suas vidas.
II – OPÇÓES GERAIS DOS DIREITOS NO BRASIL
III - OPÇÓES ESPECIFICAS NO BRASIL
Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Basica (2001)
IV - POSSIBILIDADES
Uma Diretriz para a Educação Especial especifica em alguns de seus artigos a os Surdocegos. Se bem desenvolvida, sua evolução formará mentes Surdacegas mais democráticas e libertadas que considerem um direito correspondente a um dever.
V - ONDE HABITAM OS SURDOCEGOS NOS SEUS DIREITOS NO BRASIL
VI - SUGESTÕES PARA O FUTURO
Para que os Surdocegos tenham um melhor desenvolvimento de suas vidas é necessario que nós sejamos Educados para os Direitos e consequentemente tenhamos um comportamento democrático e libertador, assim as sugestões a seguir creio serem importantes
VII - CONCLUSÃO
Ao concluir esta apresentação gostaria de destacar que os Surdocegos do Brasil são todos, apesar de suas dores, boas pessoas. Boas pessoas aqueles que conhecemos e aqueles que não conhecemos. Boas pessoas aqueles que são atuantes e também os passivos. Boas pessoas aqueles que lutam pôr seus direitos e pela liberdade, assim como aqueles que fazem trocas e também manipulam seus próprios irmãos Surdocegos. A todos destaco que tornem-se tudo o que forem capazes de ser, expandir se possível até seu pleno florescimento, suportando todas as limitações, rejeitando tudo o que for estranho e mostrar em toda a grandeza de nossa dimensão ser aquilo que podemos. Para vocês que vivo e trabalho. Obrigado a todos.
_________________________________________________________________________
Palestra ministrada na 8ª Conferência Mundial Helen Keller (Tampere/Finlândia/2005)
Prezado leitor, confira este e outros belíssimos artigos acessando o Portal do Planeta Educação http://www.planetaeducacao.com.br Coluna Aprender com as Diferenças
O Artigo em Inglês no Portal da Word Federation Of Deafblind seguindo os passos: http://www.wfdb.org > News > Regional news > Latin America > The Rights of the Deafblind in Brazil > Read More. podem ver o artigo The Rights of the Deafblind in Brazil