ENTUSIASTA E DINÂMICO, ALEX COLABORA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUAPORÉ A AMPLIAR AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL
A Secretaria Municipal de Educação de Guaporé, dando continuidade às ações em educação inclusiva, organizou, no último dia 09 de maio, às 19h, no auditório da Casa de Cultura, mais um encontro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva. O referido grupo, iniciado em maio de 2010, realiza encontros mensais com educadores (gestores, professores e monitores), com o objetivo de orientar e instrumentalizar os profissionais para uma prática docente mais inclusiva e menos excludente.
No evento do dia 09 de maio, que contou com a participação de aproximadamente sessenta educadores, houve uma importante palestra com Alex Garcia, pessoa surdocega, escritor e líder internacional na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Alex Garcia falou por mais de duas horas sobre o tema: "Pessoas com Deficiência: da subalternidade à identidade plena".
FOTO 1: Pessoas Surdas, Alex Garcia e as Intérpretes de Libras
Dentre muitas informações relevantes, na sua palestra Alex destacou a pressuposição e a vergonha como fatores impeditivos para que as pessoas com deficiência desenvolvam sua identidade e exerçam a cidadania. Segundo Alex, tanto a pressuposição como a vergonha são ferramentas de controle social por meio das quais muitos na sociedade têm baixa expectativa sobre as pessoas com deficiência. Além disso, durante muitas décadas as pessoas com deficiência eram tratadas como inválidos, anormais, defeituosos, títulos que os colocavam em uma categoria de pessoas fora do padrão de normalidade e assim incapazes de exercer atividades comuns na sociedade.
No dia 10 de maio, das 8h30min às 11h30min, Alex Garcia falou para lideranças, gestores, autoridades e pessoas com deficiência. Destacou a importância do trabalho em rede para que o município se torne mais acessível e assim mais pessoas tenham acesso aos bens públicos e sociais.
De forma inédita em Guaporé, a palestra contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que as pessoas com deficiência auditiva presentes no evento tivessem acesso às informações. A tradução em LIBRAS ficou a cargo de Sara Berse e Liliane Lacau, alunas do curso de tradutor/intérprete de Libras na ULBRA Campus de Canoas.
FOTO 2: O Promotor representando o Ministério Público do Estado do Rio grande do Sul. Alex Garcia e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Guaporé
Os eventos acima mencionados tiveram o apoio do Ministério Público do Estado do Rio grande do Sul.