Mídia

Mídia

 


O cotidiano de nossas lutas

 

O Cotidiano de Nossas Lutas aconteceu dias 12 e 13 de novembro, 2011 na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, e contou com a presença da ACELB – Associação de Cegos Louis Braille. Da Egalitê - Recursos Humanos Especiais. Da FADERS. Do Grupo de Teatro GENTE (GTG) do Rio de Janeiro. Do NDGA - Núcleo de Design Gráfico Ambiental. De Carla Vendramin - Mestre em coreografia pela Middlesex University de Londres. Desenvolver RS - Inclusão de Pessoas com Deficiência. Da Mil Palavras Acessibilidade Cultural e da Vivian Missaglia - Mestre em Pediatria. Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva. Professora universitária e Pesquisadora em Saúde, Educação e Inclusão Consultora da UNESCO. Colaboradora da Inclusive.

Dia 12 de novembro - sábado

A abertura esteve a cargo da ACELB – Associação de Cegos Louis Braille. A ACELB é a primeira casa lar para cegos idosos do Brasil. Os apresentadores foram, o Diretor Adão Zanandrea, e a assistente social Tatiane Fortes Assoni Neu. Para conhecer a ACELB acesse: www.acelb.org.br/ . E se desejar contate a Tatiane Fortes pelo e-mail: tati_rs@hotmail.com.


Foto 1 - Adão Zanandrea, Alex Garcia e Tatiane Fortes Assoni Neu

Depois foi a vez da Egalitê - Recursos Humanos Especiais. Os diretores, Marcelo Rodrigues e Gustavo Albuquerque abordaram o tema A empregabilidade da PCD e a inclusão dentro das organizações. Para conhecer a Egalitê acesse: www.egalite.com.br. E se desejar contate o Marcelo Rodrigues - marcelo@egalite.com.br e Gustavo Albuquerque - gustavo@egalite.com.br.


Foto 2 - Marcelo Rodrigues, Alex Garcia e Gustavo Albuquerque

A terceira reflexão do sábado ficou a cargo de Jorge Amaro de Souza Borges, Chefe de Gabinete FADERS, que abordou Acessibilidade: Siga essa idéia tchê! Para contatar o Jorge Amaro escreva para: jorgeamaroborges@gmail.com.


Foto 3 - Alex Garcia e Jorge Amaro

Às 16 horas teve início a Palestra Interativa, O Teatro como ferramenta de apoio à Reabilitação de Deficientes Visuais, que foi desenvolvida pelo colega e amigo Luis Fernando Gutman que dirige o Grupo de Teatro GENTE (GTG), formado por deficientes visuais em processo de reabilitação no Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro. Para contatar o Teatro GENTE (GTG) escreva para: grupodeteatrogente@hotmail.com.


Foto 4 - Alex Garcia e Luis Fernando Gutman. Alex está mostrando a camiseta do GTG que ganhou de presente

Já o colega e amigo Eduardo Cardoso, Arquiteto e Urbanista e um dos coordenadores do NDGA - Núcleo de Design Gráfico Ambiental, onde desenvolve pesquisas e atividades de extensão na área de acessibilidade em sinalização e design de exposição, desenvolveu a palestra Acessibilidade em ambientes culturais. Contate o Eduardo Cardoso pelo e-mail: duda2508@gmail.com.


Foto 5 - Alex Garcia e Eduardo Cardoso

Dia 13 de novembro - domingo

O domingo teve início com a apresentação de Carla Vendramin que abordou A Dança no Contexto da Criação de Espaços Integrativos para a Diversidade de Corpos, Comunicação e Saberes. Carla Vendramin é Mestre em coreografia pela Middlesex University - Londres Formada no curso de praticante em dança comunitária pela escola NewVic - Londres, e fisioterapeuta. Trabalhou na Inglaterra com dança com pessoas com e sem deficiência nas companhias Candoco, no programa Step into Dance do RAD, 247 Markhouse, no Dance Art Foundation, escola NewVic. Maiores Informações acesse o blog: http://carlavendramin.blogspot.com ou escreva para: carlavendramin@googlemail.com.


Foto 6 - Alex Garcia e Carla Vendramin

À tarde de domingo teve início com as colegas e amigas da Desenvolver RS - Inclusão de Pessoas com Deficiência, Márcia Gonçalves - Administradora de Empresas e Carlena Weber – Assistente Social, que abordaram o tema Acessibilidade Humana: a ferramenta para Inclusão da Pessoa com Deficiência. Para conhecer e contatar a Desenvolver RS acesse: www.desenvolver-rs.com.br


Foto 7 - Alex Garcia, Márcia, Carlena e Mirian

Depois foi a vez de Letícia Schwartz da Mil Palavras Acessibilidade Cultural. Ela é Audiodescritora roteirista e narradora e desenvolveu Audiodescrição: quando mil palavras valem bem mais que uma imagem. Para conhecer a Mil Palavras Acessibilidade Cultural. Acesse: www.milpalavras.net.br. Para contatar a Letícia escreva para: leticia@milpalavras.net.br.


Foto 8 - Alex Garcia e Letícia Schwartz

E por momento findamos O Cotidiano de Nossas Lutas com a apresentação intitulada, Direitos das Pessoas com Deficiência: da Proteção à Convenção, que foi desenvolvida pela colega e amiga Vivian Missaglia - Mestre em Pediatria. Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva. Professora universitária e Pesquisadora em Saúde, Educação e Inclusão. Consultora da UNESCO. Colaboradora da Inclusive www.inclusive.org.br. Para contatar a Vivian Missaglia escreva para: vivianwmissaglia@yahoo.com.br.


Foto 9 - Alex Garcia e Vivian Missaglia

Destaco que O Cotidiano de Nossas Lutas se realizou com o apoio de todas estas pessoas e organizações cotadas acima, mas lembro também do apoio que sempre recebo de Sonia Zanchetta da Comissão Executiva da Câmara Rio-grandense do Livro, da Revista Reação e do Portal Planeta Educação.

A todos e todas, meu eterno agradecimento!
Alex Garcia

Pessoa Surdocega. Presidente da Agapasm. Escritor. Especialista em Educação Especial. Vencedor II Prêmio Sentidos. Rotariano Honorário - Rotary Club de São Luiz Gonzaga-RS. Líder Internacional para o Emprego de Pessoas com Deficiência Professional Program on International Leadership, Employment, and Disability (I-LEAD) Mobility International USA / MIUSA. Membro da World Federation of Deafblind - WFDB. Membro da Aliança Brasileira de Genética. Colunista da Revista REAÇÃO e do Portal Planeta Educação. Consultor da Rede Educativa Mundial - REDEM. Consultor Instituto Inclusão Brasil.


Foto 10 - Alex Garcia e Sonia Zanchetta da Comissão Executiva da Câmara Rio-grandense do Livro

 

Voltar à página principal.