Mídia

Mídia

 


A vitória é produto da persistência!

 

Na Semana das Pessoas com Deficiência são desenvolvidas várias atividades. Compartilho com vocês as cinco reflexões realizadas em diferentes cidades, acompanhadas de fotos porque, além de registrar vivencias, ajudam a conhecer e, sobretudo, a reflexionar. È uma grande honra e uma grande responsabilidade que ratificam meu compromisso de continuar lutando pelos direitos das Pessoas com Deficiência e suas famílias. Juntos, construímos algo novo, dia a dia, desde onde nos encontramos e com as ferramentas que temos. Com confiança e nos apoiando mutuamente, avançamos!

 

Foto 1 – Cidade de Júlio de Castilhos. Nesta foto estou ao centro, à esquerda uma menina e a direita um menino, ambos são Pessoas com Deficiência (paralisia cerebral). São bailarinos e muito inteligentes. Durante a fala, me aproximava muito deles porque estavam compenetrados e prestavam muita atenção.

 

Foto 2 - Cidade de Júlio de Castilhos. Nesta foto estou conversando frente a frente com uma jovem com Síndrome de Down. É possível perceber sua alegria e sentir sua emoção. Dar atenção a uma Pessoa com Deficiência não é um favor, nem uma dádiva. A atenção é em si mesma um direito que nos permite descobrir a outro ser humano e, através dessa outra pessoa descobrimos a nós mesmos. O encontro humano é um presente que nos enriquece e nos impulsiona e para recebê-lo "somente" devemos prestar atenção.

 

Foto 3 - Cidade de Cruz Alta. Esta foto foi tirada na Escola Venâncio Aires, que possui classes multifuncionais para Pessoas com Deficiência. Estou junto a uma menina com deficiência que tenta escrever em minha mão. Se observem seu rosto notarão que estava difícil e se perce angustia, por isso queria deixar de tentar, então lhe disse: "tenta outra vez, outra vez, vamos!" E… olhem a foto seguinte.

 

Foto 4 - Cidade de Cruz Alta, segunda parte. Agora o semblante da menina é completamente diferente, está contente, seu sorriso destaca esta alegria que se produz somente quando temos conquistado algo, quando vencemos a nós mesmos. Depois de tentar por quatro vezes consecutivas pode escrever em minhas mãos, Viva! Viva! Consegui, A vitória é produto da persistência, e estamos felizes!

 

Foto 5 – Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro. Esta Escola á a única de Exército que executa a missão de aperfeiçoamento de todos os sargentos das Armas do Exército. Entre suas atividades realiza intercâmbios com outros países, recebe estudantes-sargentos da América Latina e África. Assistiram à reflexão 200 militares. Foi minha primeira experiência de compartir e reflexionar com os militares do Brasil. Na foto, estou recebendo o certificado das mãos do Comandante Geral.

 

Foto 6 - Loja Maçônica Harmonia Cruzaltense. A foto capta um dos momentos em que comparto varias reflexões com membros da Loja Maçônica Harmonia Cruzaltense, durante a Sessão Pública pelo seu 117º aniversário. Foi uma grata e enriquecedora experiência compartir pela primeira vez com os maçons.

 

Foto 7 - Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) durante a 2ª semana acadêmica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Tive a oportunidade de reflexionar junto a estes acadêmicos. Na foto estou perto de uma professora, de um irmão com deficiência física e de im irmão cego.

 

Foto 8 - Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). A foto mostra um dos momentos em que estou falando perto de uma jovem acadêmica. Ela me olha com assombro y não é menor o impacto que mostram as pessoas que estão ao redor.

Alex García
 
Pessoa Surdocega. Presidente da Agapasm. Coordenador do Núcleo Regional Rio Grande do Sul do Instituto Baresi. Escritor. Especialista em Educação Especial. Vencedor II Prêmio Sentidos. Rotariano Honorário - Rotary Club de São Luiz Gonzaga-RS. Líder Internacional para o Emprego de Pessoas com Deficiência Professional Program on International Leadership, Employment, and Disability (I-LEAD) Mobility International USA / MIUSA. Membro da World Federation of Deafblind - WFDB. Colunista da Revista REAÇÃO e do Portal Planeta Educação. Consultor da Rede Educativa Mundial - REDEM. Consultor Instituto Inclusão Brasil

 

Voltar à página principal.