Na Semana das Pessoas com Deficiência são desenvolvidas várias atividades. Compartilho com vocês as cinco reflexões realizadas em diferentes cidades, acompanhadas de fotos porque, além de registrar vivencias, ajudam a conhecer e, sobretudo, a reflexionar. È uma grande honra e uma grande responsabilidade que ratificam meu compromisso de continuar lutando pelos direitos das Pessoas com Deficiência e suas famílias. Juntos, construímos algo novo, dia a dia, desde onde nos encontramos e com as ferramentas que temos. Com confiança e nos apoiando mutuamente, avançamos!
Foto 1 – Cidade de Júlio de Castilhos. Nesta foto estou ao centro, à esquerda uma menina e a direita um menino, ambos são Pessoas com Deficiência (paralisia cerebral). São bailarinos e muito inteligentes. Durante a fala, me aproximava muito deles porque estavam compenetrados e prestavam muita atenção.
Foto 2 - Cidade de Júlio de Castilhos. Nesta foto estou conversando frente a frente com uma jovem com Síndrome de Down. É possível perceber sua alegria e sentir sua emoção. Dar atenção a uma Pessoa com Deficiência não é um favor, nem uma dádiva. A atenção é em si mesma um direito que nos permite descobrir a outro ser humano e, através dessa outra pessoa descobrimos a nós mesmos. O encontro humano é um presente que nos enriquece e nos impulsiona e para recebê-lo "somente" devemos prestar atenção.
Foto 3 - Cidade de Cruz Alta. Esta foto foi tirada na Escola Venâncio Aires, que possui classes multifuncionais para Pessoas com Deficiência. Estou junto a uma menina com deficiência que tenta escrever em minha mão. Se observem seu rosto notarão que estava difícil e se perce angustia, por isso queria deixar de tentar, então lhe disse: "tenta outra vez, outra vez, vamos!" E… olhem a foto seguinte.
Foto 4 - Cidade de Cruz Alta, segunda parte. Agora o semblante da menina é completamente diferente, está contente, seu sorriso destaca esta alegria que se produz somente quando temos conquistado algo, quando vencemos a nós mesmos. Depois de tentar por quatro vezes consecutivas pode escrever em minhas mãos, Viva! Viva! Consegui, A vitória é produto da persistência, e estamos felizes!
Foto 5 – Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro. Esta Escola á a única de Exército que executa a missão de aperfeiçoamento de todos os sargentos das Armas do Exército. Entre suas atividades realiza intercâmbios com outros países, recebe estudantes-sargentos da América Latina e África. Assistiram à reflexão 200 militares. Foi minha primeira experiência de compartir e reflexionar com os militares do Brasil. Na foto, estou recebendo o certificado das mãos do Comandante Geral.
Foto 6 - Loja Maçônica Harmonia Cruzaltense. A foto capta um dos momentos em que comparto varias reflexões com membros da Loja Maçônica Harmonia Cruzaltense, durante a Sessão Pública pelo seu 117º aniversário. Foi uma grata e enriquecedora experiência compartir pela primeira vez com os maçons.
Foto 7 - Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) durante a 2ª semana acadêmica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Tive a oportunidade de reflexionar junto a estes acadêmicos. Na foto estou perto de uma professora, de um irmão com deficiência física e de im irmão cego.
Foto 8 - Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). A foto mostra um dos momentos em que estou falando perto de uma jovem acadêmica. Ela me olha com assombro y não é menor o impacto que mostram as pessoas que estão ao redor.
Alex García
Pessoa Surdocega.