Alex Garcia fala de sua quarta participação no evento da Capital
Pelo quarto ano consecutivo, o são-luizense Alex Garcia, fundador da Agapasm - Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes, neste 2013 uniu-se com a Desenvolver Inclusão de Pessoas com Deficiência, para desenvolver atividades na Feira do Livro de Porto Alegre. Na 59ª Edição da Feira, que aconteceu de 1º a 17 de novembro, ele esteve no estande na Estação da Acessibilidade, que foi um sucesso. A Estação nasceu em 2013 e, sem dúvida, é uma belíssima iniciativa da Feira.
A 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, pela primeira vez na história, disponibilizou pessoa que atuou como guia-intérprete para surdocegos. “Esta pessoa esteve sempre em nosso estande. Com este genial pioneirismo, a Feira deu passo rumo à inclusão de pessoas surdocegas”, disse Alex Garcia. Ele esteve presente nos 17 dias de feira. “Atendi a todos e todas. Comercializei meu livro. Dei entrevistas para jornais e TVs. Conheci muitas pessoas e reencontrei outras. Conversei e orientei sobre surdocegueira”, acentuou Alex.
“Mostrei o portal Planeta Educação e a coluna "Espaço Aberto", que assino na revista “Reação”. Sou a única Pessoa Surdocega a ter uma coluna em revista de tiragem nacional em todo o mundo. Também destaquei as doenças raras através do Instituto Baresi e da Agência Raras”, informou Alex.
A Desenvolver Inclusão Pcds Desenvolver esteve com exposição de fotos de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e cadastramento de pessoas com deficiência para vagas de emprego, cadastramento de pessoas com deficiência para cursos gratuitos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de estoque, Cadastramento de Professores para newsletter mensal com dicas de inclusão, distribuição de brindes, esclarecimentos sobre direitos sociais.
“Mães guerreiras. Emocionante foi receber a visita das mães de pessoas com deficiência, surdocegos e doenças raras. Vieram com seu entusiasmo, camisetas, banners. Enfim elas são demais. Obrigado a todas vocês!”, disse Alex. E “Alequinho Surdocego” encantou a todos. “Este é o nome de um fofo bonequinho confeccionado a mão por minha amiga Eloá Araújo, de Ouro Preto – MG. Ele leva este nome em minha homenagem e, acima de tudo, pretende conscientizar sobre a inclusão de nós, pessoas surdocegas. Alequinho Surdocego sempre esteve no estande”, anotou Alex Garcia.
Alex Garcia fez agradecimento especial a Sônia Zanchetta, da Comissão Executiva da Feira do Livro de Porto Alegre, “por todo seu carinho e humanismo que fazem a diferença. Sônia Zanchetta, sempre digo que Deus está em nossas atitudes e está contigo”.
Fotos do estande na Feira do Livro em:
http://www.agapasm.com.br/fotos47.asp
Alex Garcia no Jornal do Almoço em:
Alex Garcia na Zero Hora