Atalhos de Acessibilidade: Menu=ALT+1 | Conteúdo Principal=ALT+2
Logo da AGAPASM

AGAPASM

    
    

 

 


Alex Garcia em Cajazeiras - Paraíba

 


Com a garra de sempre eu, Alex "Surdocego" Garcia, estive colaborando com o VII Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade de 17 a 21 de março de 2014 na cidade de Cajazeiras - Paraíba. Desenvolvi as Conferências de abertura no dia 17 de março. Pela manhã a conferência "A inclusão nas vozes do cotidiano" e na parte da tarde a conferência "Direito a igualdade e a diversidade". Estive até o fim do evento e assim pude compartilhar com todos e todas, momentos agradáveis e de muita reflexão. Todos e todas estão em meu coração.

Keilane Maria de Oliveira Santos disse: "Como coordenadora do programa no município de Cajazeiras e participando do Seminário Internacional em João Pessoa-PB há alguns anos atrás, presenciei pela primeira vez o Alex Garcia palestrando. Fiquei encantada com sua dinamicidade, autonomia e independência. Assim que tivesse a oportunidade tentaria convidá-lo para participar do seminário em nossa Cajazeiras. E este momento chegou. O que dizer de sua passagem por aqui? Não há palavras para expressar nossa satisfação. Alex, você deixou claro que não importa a condição física, social, psicológica da pessoa, devemos parar de fazer julgamentos antecipados, nem deixar que o preconceito nos inferiorize. Além disso, vimos que apesar das dificuldades impostas pela sociedade de toda ordem, é possível que as pessoas com deficiência ocupem com merecimento seu lugar na sociedade, para tanto a escola como espaço de mudança deve respeitar as diferenças e oportunizar o acesso e permanência desses na educação, concedendo-os o direito ao empoderamento. Todos aqueles que o assistiram passaram a ter uma visão diferente da vida".

Já a educadora Christiny Cavalcante destaca: "Fica até difícil explicar a importância da participação do Alex Garcia no Seminário em Cajazeiras - Paraíba, mas posso dizer que toda experiência trazida pelo palestrante foi uma 'injeção de ânimo' para o professor que se vê sem norte diante de situações difíceis em se tratando da inclusão. Alex me fez enxergar com outros olhos a temática inclusão e me fez acreditar que não posso desistir de lutar".

A supervisora escolar, Maria Eugenia Mendes que reside na cidade de Sousa - Paraíba e trabalha no município do Lastro no mesmo estado, descreve: "Alex, minha avaliação de sua participação no seminário foi excelente porque conseguistes ser objetivo e falar com autoridade de quem vivencia, estuda, pesquisa e luta pelas questões inclusivas. Uma das partes que mais gostei foi quando você falou da pressuposição e da vergonha. Como esses dois sentimentos apagam da sociedade as pessoas! Depois de ouvir sua palestra mudei meu olhar em relação a muitas coisas da vida. Acredite, vou propagar essa mensagem por onde passar".

Já Richard José, de Cajazeiras, que trabalhou como interlocutor entre Alex e o público ouvinte destaca: "Alex, a sua participação, por ocasião do Seminário sobre Educação Inclusiva, aqui na cidade de Cajazeiras, no período de 17 a de março de 2014, foi de uma importância ímpar, pois proporcionou uma verdadeira guinada na maneira como educadores, gestores, coordenadores, secretários de educação, dos mais de 15 municípios polarizados por Cajazeiras, vislumbravam esse processo de inclusão. Muitas foram as dúvidas sanadas e muitas foram as informações e os conhecimentos adquiridos no tocante a como devemos proceder para tornar essa educação inclusiva parte das nossas práticas pedagógicas e, acima de tudo, uma realidade possível. Não tenho nenhuma dúvida de que sua palestra acrescentou muito aos nossos educadores e, não só a palestra, mas todos os dias que nos foi dado o prazer de sua presença, sempre atencioso, atendendo as perguntas, sanando as dúvidas e passando a sua vivência. Estas foram situações que motivaram todos os participantes do seminário e que certamente, servirão de embasamento para o contínuo aperfeiçoamento da nossa prática pedagógica visando uma educação inclusiva verdadeiramente inclusiva, de qualidade e acima de tudo eficiente nos seus objetivos e resultados".

Andélson José do Nascimento, da cidade de Sertãozinho Brejo - Paraíba, diretor na Secretaria Municipal de Educação destaca: "A participação do Especialista Alex Garcia foi de grande valor na aquisição de conhecimento, além de podermos por em prática o conhecimento apreendido com o mesmo na sua palestra durante o VII Seminário de Educação Inclusiva. Pude aprender como me comunicar com ele e que não devemos pressupor a identidade das pessoas antes mesmo de conhecê-las. Ele deu boas orientações sobre conhecer, controlar as emoções, planejar e orientar. O palestrante mesmo com suas necessidades tem grandes habilidades para informar e comunicar. Desenvolvendo seu trabalho com muita facilidade, Alex nos mostrou que temos que ir além de nossos limites e vencer as barreiras do preconceito. Ele surpreendeu a todos com suas práticas, nos envolvendo com informações dinâmicas e coerentes. Sou imensamente grato por ter vivido esse dias com ele pois pude aprender mais".

A professora Lindinalva Vasconcelos da Silva recorda: "Alex! A sua passagem por nossa cidade foi bastante significativa. Quando se fala em inclusão muitas vezes não se tem um mínimo de noção do quão é necessário e fundamental que o discurso saia da prática. Não sou uma pessoa com deficiência, mas trabalho com pessoas com deficiência há alguns (não muitos) anos e atualmente trabalho com Transcrição do Sistema Braille, também tenho amigos que são pessoas com deficiência e sei o quanto, muitas vezes, elas são vistas como "coitadinhos", "bichinhos", ou nem são vistos! Então, um dos pontos que achei o máximo foi você reflexionar, mostrar, apontar, que todos, indistintamente, precisam ser notados e tenham participações efetivas nos discursos e andamento do seu desempenho acadêmico e que a condição não limita o ser. Alex, você é exemplo de superação e sucesso".

Fotos do seminário acesse: http://www.agapasm.com.br/fotos49.asp