Mídia

Mídia

 


Um sem vergonha a serviço da Inclusão

 

Alex Garcia desenvolve memorável palestra e abre curso de gestores e educadores em educação inclusiva

De 4 a 8 de abril, realizou-se no Personal Royal Hotel, em Caxias do Sul, o VII Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva e o são-luizense Alex Garcia, especialista em Educação Especial e Pessoa Surdocega, esteve presente e desta vez desenvolvendo a palestra de abertura do curso. Das 9h30min às 12h do dia 4 de abril, Alex Garcia reflexionou sobre "Pessoas com Deficiência: Desenvolvendo Identidade – Exercendo Cidadania" para professores da rede municipal de Caxias do Sul e dois representante por escola de cada um dos 46 municípios de abrangência da cidade pólo - Caxias do Sul.

INCLUSÃO - "Foi excelente reflexionar com um público grande e interessado nas questões que fazem parte do mundo da inclusão. Ainda melhor foi sentir a interação de muitos com as reflexões e observações que eu fazia", lembra Alex.

Foto 1: Alex Garcia na sua palestra

SEM VERGONHA - Adriangela Bonetti, pedagoga, pós-graduada em Administração, Supervisão e Orientação Educacional, coordenadora pedagógica de Educação Inclusiva na cidade de Guaporé, destaca que "concluímos o curso em Caxias do Sul e estamos de volta à Guaporé, mas com um diferencial: voltamos sem vergonha. Alex, de tudo o que você nos disse, eu não conseguiria classificar em graus de importância, pois tudo foi muito relevante, oportuno e necessário. E, como você também demonstrou que é sem vergonha, algumas coisas que você disse também nos levaram a repensar nossas práticas e principalmente atitudes. Sobre o que você falou das terminologias de "pessoas com deficiência", achei interessantíssimo, pois há algum tempo venho lendo artigos do professor Romeu Sassaki, que escreve muito sobre esse assunto. Inclusive, em um artigo ele menciona a linha de tempo em que as terminologias foram sendo substituídas, pois o contexto já não suportava mais que pessoas fossem chamadas de defeituosas, deficientes, aleijados ou qualquer outro termo pejorativo e ultrapassado. Todos na assistência gostaram muito de sua palestra. Vamos tentar multiplicar os conhecimentos com outros colegas que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo e ouvi-lo. e assim vencendo preconceitos que historicamente foram sendo fossilizados na sociedade humana.

Foto 2: Marijara Gobbi, da Educação Especial de Caxias do Sul, com equipe da Secretaria de Educação e Alex Garcia

CURSO - No transcorrer dos dias o VII curso de formação de gestores e educadores em educação inclusiva contou também com a presença de: Francesco Conti (Promotor de Justiça/MP-RS). Mara Lucia Madrid Sartoretto, Pedagoga Universidade do Vale do Jacuí, Marilene da Silva Cardoso, Dra em Educação Inclusiva/PUC-RS. Mônica Vasconcellos Delfino Rodrigues (Psicóloga e Pesquisadora em Educação Especial). Susana Graciela Pérez Barrera Pérez (Dra em Educação/PUC-RS e Consultora da UNESCO). Eva Regina Carrazoni Chagas (Dra em Educação/PUC-RS) E Maria Teresa Eglér Mantoan (Dra em Educação/UNICAMP-SP).

AGRADECIMENTO - "Agradeço imensamente à Secretaria de Educação de Caxias do Sul, em especial a coordenadora da Educação Especial, Marijara Gobbi, pelo reconhecimento e atenção a mim dispensados", finaliza Alex Garcia.



Voltar à página principal.