Logo da AGAPASM

AGAPASM

    
    

 

 


Também somos seres humanos

 


Pelo 3º ano consecutivo a AGAPASM, Instituto Baresi e Agencia Raras desenvolveram atividade na Feira do Livro de Porto Alegre. Nesta 58ª Edição da Feira estaremos conhecendo o cotidiano de Pessoas Surdocegas e Pessoas com Doença Rara em "Também Somos Seres Humanos". Esta atividade aconteceu no dia 4 de novembro de 2012, novamente na "Casa do Pensamento", Armazém 'A' do Cais do Porto.

As boas vindas estiveram a cargo de Sonia Zanchetta, Comissão Executiva da Câmara RioGrandense do Livro e Alex Garcia. Pessoa Surdocega e Pessoa com Doença Rara, Presidente da Agapasm e Coordenador do Núcleo Regional Rio Grande do Sul do Instituto Baresi.

As palestras tiveram inicio com A Educação de Surdocegos. Apresentação desenvolvida por Fernanda Falkoski. Graduanda em Licenciatura Letras/Português - UNISINOS. Graduanda em Educação Especial - UFSM. Tradutora/Intérprete de Língua de Sinais. Educadora de surdocego.


Fernanda Falkoski em sua apresentação




Alex Garcia e Fernanda Falkoski



A seguir "Alex Heck em nossas vidas". Luize Shons, Mãe de Alex Heck, Pessoa Surdocega e Pessoa com Doença Rara - Síndrome de Charge desenvolveu bela reflexão sobre a história e o cotidiano de seu filho.


Luize Shons em sua apresentação




Alex Garcia e Luize Shons



Depois foi a vez de Lurdes Salazar abordar "Alisson Salazar em nossas vidas". Lurdes Salazar é Mãe-avó de Alisson Salazar, Pessoa Surdocega.


Lurdes Salazar em sua apresentação




Alex Garcia e Lurdes Salazar



Edna Melo Medeiros. Mãe de Arthur de Melo Medeiros, Pessoa com Doença Rara - Síndrome de Lorenzo desenvolveu emocionada a apresentação "Arthur em nossas vidas".


Edna Melo Medeiros em sua apresentação




Alex Garcia, Edna Melo Medeiros e a equipe que trabalha com Arthur – Fonoaudióloga. Fisioterapeuta. Neurologista. Pedagoga.



"Eu e a Acroosteolise Neurogênica" foi abordada por Liza Cristina Cenci, Pessoa com Doença Rara, Formada em Direito pelas Faculdades Rio Grandenses.


Liza Cristina Cenci em sua apresentação




Alex Garcia e Liza Cristina Cenci



"Eu e a Osteogenesis Imperfecta", foi abordada por Michele Vaz Pradella. Jornalista e Redatora do Diário Gaúcho Online. Colunista dos blogs Noveleiros e Holofote.


Michele Vaz Pradella em sua apresentação




Alex Garcia e Michele Vaz Pradella junto com a mãe de Michele.



E para fechar a atividade Carla Vendramin desenvolveu "Também Somos Seres Humanos – é preciso viver é preciso dançar". Carla Vendramin. Mestre em coreografia pela Middlesex University - Londres Formada no curso de praticante em dança comunitária pela escola NewVic - Londres, e fisioterapeuta. Trabalhou na Inglaterra com dança com pessoas com e sem deficiência nas companhias Candoco, no programa Step into Dance do RAD, 247 Markhouse, no Dance Art Foundation, escola NewVic.


Carla Vendramin e Alex Garcia




Carla Vendramin e Alex Garcia. Alex está tentando dançar com Carla



Saudações!

Alex García
Coordenador "Também Somos Seres Humanos".

Pessoa Surdocega. Presidente da Agapasm. Coordenador do Núcleo Regional Rio Grande do Sul do Instituto Baresi. Escritor. Especialista em Educação Especial. Vencedor II Prêmio Sentidos. Rotariano Honorário - Rotary Club de São Luiz Gonzaga-RS. Líder Internacional para o Emprego de Pessoas com Deficiência Professional Program on International Leadership, Employment, and Disability (I-LEAD) Mobility International USA / MIUSA. Membro da World Federation of Deafblind - WFDB. Colunista da Revista REAÇÃO e do Portal Planeta Educação. Consultor da Rede Educativa Mundial - REDEM. Consultor Instituto Inclusão Brasil