Seminário do Livro Branco de Tecnologia Assistiva - TA
Colegas. Com alegria destaco que participei do Seminário do Livro Branco de Tecnologia Assistiva que aconteceu no Jaraguá Conventions. Alegria é total, pois meu empenho e atitudes foram valorizados pelo ITSBrasil e assim fui convidado. Todos sabem que o pensamento antecipado - pressuposição - que recai sobre as condições de uma pessoa surdocega são enormes e quase sempre as portas se fecham e assim pessoas surdocegas pouco recebem oportunidades para colaborar. Mas desta vez as portas se abriram - apesar de ser o único surdocego presente - me lancei de corpo e alma como de costume. Os colegas do ITSBrasil promoveram tudo para minha comunicação - aspecto fundamental - assim, sempre estavam comigo três jovens - Giovanna Vieira Teixeira, Pedro Rodante e Nicolas Bukvar - a colaborar. Eles foram geniais.
Posso dizer que minha atuação foi excelente. Minhas reflexões repercutiram nos trabalhos em grupo e assim demandas destacando a necessidade de Tecnologias Assistivas para Surdocegos foram citadas.
E claro, muita gente conhecida - reencontrar é sempre bom..
A Dep. Rosinha da Adefal, Isabel Maior, Rodrigo Rosso da Revista Reação e Abridef, Anahi Guedes, Shirley Vilhalva, Antônio Borges, Romeu Sassaki. Entre outros...
E conhecer é melhor aínda...
Endrigo da TECE que me presenteou a Reglete Positiva - fantástica a reglete! Os colegas do Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul - gente guerreira... E claro... A Yara Naí e a Lucinda Leria, ambas do ITSBrasil, que me deram todo apoio... Eram mais de 150 convidados, todos hermanados em prol das TAs...
Do Convite:
"Prezado Alex Garcia. Convidamos o Sr. a participar ativamente dos Seminários do Livro Branco de Tecnologia Assistiva, por sua atuação destacada na melhoria das condições de vida da pessoas com deficiência e na área da Tecnologia Assistiva, que acontecerão nos dias 10 e 11 de Junho em São Paulo, capital. Marisa Gazoti Cavalcante de Lima - Presidente do ITSBrasil Jesus Carlos Delgado García - Coordenador da Projeto".
Do Seminário Livro Branco de Tecnologia Assistiva:
Tratou-se de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS BRASIL), para a elaboração do Livro Branco da Tecnologia Assistiva no Brasil.
Comentários:
"Caro Alex Garcia. Você foi convidado a participar dos Seminários fundamentalmente devido ao seu trabalho e não pelo fato de você ser uma pessoa com Surdocegueira. Porém, a sua presença e atuação participativa nos Seminários, com certeza foi um aprendizado para todos os presentes que, assim como eu, que não tiveram anteriormente a oportunidade de ter contato com a Surdocegueira. Como responsável pela organização da acessibilidade no evento, a princípio a sua presença nos seminários foi um desafio e no final uma grata surpresa. Pesquisei informações sobre o assunto, consultei entidade de Surdocegos e pesquisei possíveis T.A.s para facilitar a comunicação e que ao mesmo tempo pudesse ser contratada com os recursos do projeto. Despendi tempo imaginando suas necessidades e procurando soluções para as barreiras, sem procurar entender as suas habilidades e potenciais. Creio que este é um erro comum, quando se trata com o desconhecido e este deve ser o principal motivo de você ter as "portas fechadas" em alguns seminários. No final, conversamos, você me informou o que você necessitava, chegamos rapidamente a uma solução. No evento quando nos encontramos e me apresentei escrevendo na sua mão, confesso que me emocionei em ver a rapidez da nossa comunicação e que as barreiras novamente eram menores do que imaginava. Alex, parabéns sua atuação no seminário e obrigada pela oportunidade de trabalharmos juntos". Lucinda Leria CNPq- MCTI / ITS Brasil.
"Quando fiquei sabendo que iria me encontrar com o surdocego Alex Garcia nos Seminários do Livro Branco da Tecnologia Assistiva fiquei empolgado pela oportunidade de conhecer uma pessoa que superou todas as adversidades para realizar seus sonhos. Quando o encontrei pude aprender muito sobre a realidade dos surdocegos no Brasil, após alguns seminários ele pediu a palavra levantou a discussão acerca dessa realidade que é ignorada pela maioria das pessoas, eu mesmo nunca tive contato com um surdocego antes. Segundo ele ocorre um círculo vicioso em que a sociedade ignora as necessidades e a existência dos surdocegos e estes sem apoio não tem como sair de suas casas, mas não Alex que decidiu lutar pelos direitos dos surdocegos. Enfim um ser humano fantástico que abriu os olhos de todos para a realidade dos surdocegos". Endrigo da TECE.
"Alex. Também gostei muito de encontra-lo, ainda que o tempo tenha sido curto para conversarmos. Tal como você, achei o Seminário interessante, com uma grande diversidade de perfis e saberes. Você tem razão ao ressaltar as especificidades da TA para surdocegos, pois não é comum que outras pessoas conheçam. No meu grupo, concluímos que o governo deveria disponibilizar todos os equipamentos para vocês, em especial pelo alto custo unitário que sobrecarrega astronomicamente o orçamento familiar. Por outro lado, por serem poucas as pessoas, o impacto no orçamento público é mínimo. Seu texto reflete bem o que se passou no evento e sua atuação como ativista sempre pronto a fazer intervenções esclarecedoras e reivindicatórias. Nada a mudar. Esperando reencontra-lo em breve". Dra. Izabel Maior
"Caro ativista Alex Garcia: Tive o privilégio de estar presente na plenária do Seminário do Livro Branco de Tecnologia Assistiva, dia 10/6, no momento em que você fez uso do microfone para manifestar, de maneira clara, objetiva e contundente, a sua indignação diante do pouco caso que a sociedade em geral e até as sociedades organizadas do segmento populacional com deficiência fazem da existência das pessoas surdocegas no Brasil. Sua fala foi eletrizante e, por isso, catalisou a atenção de todos os 150 participantes que lotavam o auditório. Como eu estava sentado na última fileira de assentos, pude ver e constatar que todos olhavam boquiabertos para você e prestaram atenção total às suas palavras precisas e preciosas. Acredito que todos aprenderam uma lição valiosíssima sobre a situação das pessoas com surdocegueira, de cujas reivindicações você foi e é um porta-voz deveras convincente. Parabéns pela sua atuação corajosa naquele seminário! Abraços". Dr. Romeu Sassaki
Para conferir fotos do Seminário do Livro Branco de Tecnologia Assistiva acesse www.agapasm.com.br/fotos43.asp.
Obrigado.
Alex García