Nos dias dez e onze de abril de 2015 Alex Garcia, Pós Graduado em Educação Especial em NÃvel de Especialização, se fez presente na cidade de São Francisco de Assis/RS, onde ministrou, dividindo seus saberes e vivências com os alunos do curso de Pós em Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado pela Faculdade Celer - Escola de Educação Profissional Caio Fernando Abreu.
Nestes encontros os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar parte da rotina de uma pessoa surdocega. Alex, que possui essa deficiência, ministrou aula prática de surdocegueira para os alunos ditos "normais".
Aqui como aluna e coordenadora pedagógica, registro o quão grandioso foi estar na presença do professor Alex que mesmo apresentando suas limitações, não é e nem pode se considerar "deficiente", e sim eficiente, guerreiro, ser humano merecedor das vitórias que conquistou.
Uma pessoa que escreveu sua própria história de vida, que não se deu por vencido pelos muitos problemas enfrentados bem como a falta de preparação das pessoas e professores que por ele passaram. Alex possui uma inteligência e habilidade quase que inacreditável. É uma pessoa exemplar ao ponto de ter feito a turma de AEE refletir sobre as várias situações-problemas que enfrentam, pensando em desistir, reclamam e muitas vezes abandonam tudo. Ele nos ensinou a sermos persistentes, a lutarmos pelos direitos humanos sejamos nós pessoas com deficiência ou não. Nos ensinou a termos respeito, sentirmo-nos como surdocego para podermos entende-los.
Em especial a minha pessoa ofertou o prazer de ser sua interprete, ou seja, a voz da turma e a visão dele em sala de aula. Essa aprendizagem me proporcionou uma grande alegria, talvez por estar sendo o sentido do outro. Em nome da turma da cidade, e da faculdade Celer venho agradecer pelos conhecimentos divididos em conversas suas e com seu pai Enio Garcia que também se fez presente.
Desejo que cada dia mais as pessoas possam ver a pessoa com deficiência como eficiente e capaz, e principalmente que acredite nela como fez a fez a famÃlia de Alex, que a comunidade em geral de oportunidades para que as pessoas como Alex tenham voz e vez na sociedade. E por fim, dificuldades existem sim, mas e daÃ? Você pode ser bem maior que elas, é só ter força de vontade, motivação e persistência.
Acesse as fotos aqui: http://www.agapasm.com.br/fotos57.asp
Desde já me coloco a disposição para as diversas situações que Alex venha precisar.
Diovana Ramos
Coordenação Pedagógica - Escola de Educação Profissional Caio Fernando Abreu - SEG-Santiago/RS. Av.Júlio de Castilhos Nº 597 B.Centro. CEP: 97700-000. 55-3251-2720. 55-3251-0474